top of page

PÓS OBRAS

Pós Obras

Oferecemos serviços de PÓS – OBRAS para construtoras que querem terceirizar esse serviço, garantimos qualidade e eficiência. Já atendemos alguns clientes e temos bastante experiência nessa área.

 

  Veja abaixo algumas características e funções do profissional responsável por esse segmento.

 

      O profissional responsável pelo atendimento pós-obra é estratégico para manter a credibilidade de uma construtora. Como lida diretamente com clientes, ele é a face da construtora depois da compra do imóvel, e seu trabalho influencia diretamente na opinião do comprador e na manutenção do (bom) nome da empresa.

             Paciência é fundamental, pois este é o momento em que se lida com as frustrações do cliente, já que houve um problema com seu imóvel. É necessário exercitar o "jogo de cintura" e por vezes lidar com pessoas muito nervosas. Por este motivo, muitos engenheiros evitam trabalhar nesta área, mas, na verdade, esta é uma oportunidade para se detectar erros e melhorar o que vem sendo feito na construtora.

         É o engenheiro de assistência que tem a informação dos problemas que vão surgindo nos empreendimentos, e fica a cargo dele fazer a retroalimentação desses dados para o pessoal de projeto e de obra. Uma consequência do contato tão próximo com o cliente é que, muitas vezes, o engenheiro pode acabar sondando insatisfações ou sugestões pertinentes a outros departamentos. "É uma oportunidade para trocar ideias com pessoas de outras áreas, sempre tentando melhorar a empresa em que se trabalha.

              Outra responsabilidade deste profissional também é, de certa forma, relacionada à comunicação. Ele deve treinar a equipe que entrega a obra ao cliente, para que não fique nenhuma dúvida quanto à responsabilidade de cada um. Não basta entregar o manual do proprietário: o cliente precisa ser bem-informado quanto às limitações da garantia e à manutenção preventiva a ser feita por ele próprio.

           Existe um processo de passagem de responsabilidade da equipe de obra à equipe de assistência técnica, que envolve projetos, documentos de entrega ao cliente, um ritual de passagem de responsabilidade. Se isso não for bem-documentado, não haverá um bom atendimento depois.

           A mão de obra que executa o serviço também deve ser treinada, pois essas pessoas irão às casas dos clientes. Não fazer sujeira, trajar-se corretamente e ser educado são itens básicos a serem seguidos, mas que devem ser constantemente lembrados, principalmente quando o serviço é terceirizado.

           Curiosamente, o mercado de assistência técnica sofre um atraso em relação ao aquecimento do mercado imobiliário, pois ele atua depois que as obras são entregues. No final, ele acompanha o bom momento da construtora, sempre depois de alguns anos. Mas ele sempre estará presente. Acredito que, com a utilização mais frequente de sistemas pré-fabricados e de mais tecnologia, a tendência é que haja uma melhora na qualidade dos produtos, menos patologias. Mas este serviço sempre vai existir, mesmo porque o nível de exigência do cliente aumenta.

bottom of page